
MAIS DE 70 ANOS DE HISTÓRIA
“Decorria o ano de 1946. O Futebol em Alcobaça era então praticado pelo Alcobaça Futebol Clube (fundado em 1918) e pelo Clube Desportivo Comércio e Indústria de Alcobaça (fundado em 1932), os quais consubstanciavam todo o entusiasmo de ambas as massas adeptas, nisso envolvendo o resto da população.”

Alcobaça Futebol Clube

Clube Desportivo Comércio e Indústria

Dr. João Lameiras de Figueiredo
Primeiro Presidente do Ginásio Clube de Alcobaça
A revolta de 10 de junho de 1982
O Ginásio Clube de Alcobaça estava a viver o momento mais marcante da sua história, com a subida ao principal escalão do futebol português. O Clube Académico de Coimbra reclamou de um resultado (empate) pedindo para repetir o jogo que em caso de vitória lhes daria a subida à I Divisão Nacional.
Os Ginasistas não deixaram…
A população uniu-se no Rossio em manifestação no dia 10 de junho de 1982, dia em que o Porto-Lisboa em ciclismo havia de terminar em Alcobaça.
“Dizem os mais antigos que jamais a população alcobacense esteve tão unida à volta de um mesmo ideal”
Fez-se justiça e o Ginásio Clube de Alcobaça subiu pela primeira vez ao principal escalão do futebol português.
Quem se lembra da revolução de 10 de junho?
O Jamor esteve à vista
“Na mesma época (1981/1982) em que o Ginásio acabaria por ascender à I Divisão Nacional, não foi menos brilhante o seu comportamento na Taça de Portugal”
Após ter eliminado “Os Unidos”, o Atlético, o Farense, o Rio Ave e o Juventude de Évora, coube ao Ginásio deslocar-se a Alvalade para defrontar o Sporting CP nas meias finais, perante milhares de Alcobacences que ali se deslocaram, onde acabou por perder por 2-1
